#VSM2011 – 4Instrumental


Banda 4Instrumental

Banda 4Instrumental

O 4 Instrumental começou suas atividades em 2008 em Sabará como uma reunião despretensiosa de amigos para tocar em um festival. O que era para ser brincadeira deu certo, e hoje a banda, em sua segunda formação, é uma das únicas a ter rodado todos os pontos do Circuito Fora do Eixo no estado de Minas Gerais, participando também da Virada Cultural de São Paulo e de festivais como o Jambolada, Campeonato Mineiro de Surf, Gramophone, Transborda e Calango.

A banda se concentrou durante o primeiro semestre de 2011 na gravação de seu primeiro álbum em Buenos Aires, ação realizada em parceria com o Circuito Fora do Eixo Argentina, e que, além do disco, gerou o documentário “Salto no Vazio”, produzido por Carou Araújo e lançado em setembro na programação do Festival Transborda (BH/MG).

Nessa temporada na Argentina a banda realizou dois shows em Buenos Aires e um em La Plata, dividindo palco com a banda Falsos Conejos, que excursionou pelo Brasil no último ano.

Após o lançamento oficial do disco “4.1” (link para download do cd) no Festival Escambo, em Sabará, o 4Instrumental saiu em uma tour por cidades de Minas Gerais e São Paulo em companhia de Jair Naves e sua banda. O ponto central dessa expriência foi um show no projeto Cedo & Sentado e apresentações na Casa Fora do Eixo, em São Paulo. A banda sabarense também já é a que mais se apresentou nos festivais do Circuito Mineiro de Festivais Independentes no ano de 2011.

O show apresentado pelo 4Instrumental é composto pelas oito músicas contidas no álbum “4.1”, com aproximadamente 50 minutos de duração. As apresentações são marcadas pelo contraste entre os climas criados pela banda, por variações de dinâmica entre os temas e improvisos que ressaltam o dialogo entre guitarra e teclados. O grupo transita por gêneros musicais brasileiros sem deixar de transparecer referências ao rock da década de 1970.

O 4Instrumental fará o lançamento de seu primeiro disco na Argentina entre os dias 08 e 17 de dezembro, quando realizará shows em Buenos Aires, Campana e La Plata, ao lado de bandas promissoras do cenário independente argentino, como Cocolizo, Azul Dada, dentre outros.