Durante quinze dias o Coletivo Corrente Cultural #VaiSuldeMinas ofertou 6 vagas para os mineiros. Artistas poços caldenses puderam se inscrever para umas das tão disputadas quatro vagas para trabalhos locais, enquanto mais duas delas eram destinadas a artistas de todo o estado.
A oportunidade, lançada no portal Toque no Brasil – importante plataforma de relacionamento entre artistas e produtores da cena independente -, recebeu 61 inscritos, com trabalhos diversos contemplando gêneros como samba, rock, pop, instrumental e hip hop.
A tarefa de selecionar os seis nomes para o festival foi mais difícil do que se imagina. Isso se dá porque, diferentemente dos mega festivais, a escolha vai mais além do que indicar meia dúzia de bandas competentes, legais, ou ainda que darão retorno capital. Em um festival independente, selecionar alguns artistas/bandas quer dizer garimpar trabalhos que tenham a cara do festival. Modéstia a parte, garimpar não é o termo correto quando se tem mais ouro do que terra. E foi nesse cenário, repleto de excelentes trabalhos musicais com a cara e clamor do #VaiSuldeMinas, que uma equipe se viu, encurralada, diante a curadoria.
Formada por agentes do Fora do Eixo Minas (FEM) e Coletivo Corrente Cultural, a equipe de curadoria do festival #VSM se pautou em quesitos como autenticidade, técnica, organização e qualidade do material disponível e identificação com a proposta do festival, resultando em um processo cauteloso, exercício de disposição e muita seriedade.
As duas vagas destinadas a bandas de todo o estado ficaram com Vitrolas (Belo Horizonte) e Tupi Balboa (Santa Rita do Sapucaí), que se apresentarão durante a Noite FdE Especial #VSM, no dia 25. Os quatro nomes locais, que se apresentarão nos dias 26 e 27, em praça pública, são: Mekanos, Leopac, K2 e Elementos.
#VSM 2011
Em 2011, o Festival #VaiSuldeMinas acontece pela sua segunda edição, e além de shows, traz workshops, oficinas e debates sobre a cena independente de Poços de Caldas e região, com o objetivo de despertar a população ao conhecimento da jovem produção cultural de nossa cidade. O festival faz parte do Circuito Mineiro de Festivais Independentes, do Fora do Eixo Minas.
A partir do dia 23/11 (quarta-feira), no SESC, diversas atividades promovem a discussão e o aprendizado, em oficinas e workshops de capacitação, e debates reflexivos sobre as políticas públicas para cultura. Os shows acontecem nos dias 26 e 27/11 (sábado e domingo), na rua do Palace Casino, ao lado do Pq. José Afonso Junqueira, e abertura no dia 25/11 (sexta) durante a Noite FdE Especial #VSM, no New York Pub, com shows de três bandas.
Além das 06 vagas abertas através do site toquenobrasil.com.br, o festival conta com mais 11 atrações vindas do Edital de Circulação Estadual Música Minas 2011, Conexão Vivo 2011, Festival Manancial 2011 e Agência FdE.
Em 2010, o #VSM contou com 13 shows de artistas locais e de outras regiões, além de oficinas e debates acerca do tema “cultura independente”.
Fique ligado, em breve você confere aqui no site a programação completa do #VaiSuldeMinas 2011.