Poços recebe turnê de cia espanhola de teatro


Cartaz: Design FdE e Pedrinho.lumbriga

Cartaz: Design FdE e Pedrinho.lumbriga

O Palco Fora do Eixo e o Coletivo Corrente Cultural trazem para Poços de Caldas-MG a Cia Pacolmo Teatro e seus artistas Antonio García ‘Toni’ e Paco Pacolmo, dupla de palhaços espanhóis de que viajam por uma turnê pelo Brasil passando por duas regiões do país, apresentando o espetáculo Vagabun,dos.

O grupo passa por seis cidades da Região Sul – Porto Alegre, Esteio, Santa Maria, Sobradinho, Ibirama e Sapiranga – e de lá sobem para Minas Gerais com passagem em Poços de Caldas nos dias 16 e 17 de novembro. A turnê ainda passa por São Paulo no IV Congresso Fora do Eixo e no Festival Contato em São Carlos, e cidades do interior como Ribeirão Preto, e Araraquara e Bauru.

O espetáculo é inspirado no filme “Milagre em Milão”, de Vittorio de Sica, em que se recria poeticamente o palhaço Barbone, personagem pobre e itinerante que utiliza a fantasia e simples objetos ao seu alcance para criar situações alegres e divertidas. Na cena de Vagabun,dos esse universo é criado pelos personagens Don Loreto e Pocotalto, dois andarilhos vagabundos que aproveitam todo o risco que a rua lhes oferece trabalhando com as linguagens do gesto e fazendo uso da improvisação, do circo e da música. O duo usa elementos como número de chapéu, tubos de cobre, jornal, balões, instrumentos musicais, malabarismo e equilibrismo para contar a história desses carismáticos personagens em espetáculo que já circulou por países como Espanha, México e Equador.

A proposta da Cia Pacolmo tem como objetivo principal melhorar a realidade de crianças e suas famílias, a nível psíquico e emocional, através das artes cênicas. Em Poços, as apresentações acontecerão em conjunto com os projetos sócio-educativos “Lar Criança Feliz” e “Bem Viver”, nos bairros São José e Jardim Kennedy, respectivamente. Ambos os projetos trabalham com o público infanto-juvenil das comunidades e foram escolhidos com base na linha de trabalho dos palhaços espanhóis.


Foto: Naty Torres

Palco Fora do Eixo

O Palco Fora do Eixo é uma das frentes temáticas de atuação da maior rede de cultura livre do país, o Fora do Eixo. Dialogando principalmente com linguagens do teatro, circo, dança, performance e de outras manifestações cênicas e corporais, a proposta é trabalhar a estruturação e a articulação da cadeia produtiva das artes cênicas em âmbito nacional. Por meio das manifestações cênicas de grupos/artistas independentes de cada região, a articulação visa desenvolver o fomento ao mercado subsidiado pela economia solidária e movido pela produção cultural colaborativa. Uma das pautas prioritárias para o Palco FdE é a integração das artes.


Foto: Naty Torres