Uma câmera e um olhar consciente sobre a natureza: são esses os elementos necessários para participar do Concurso Lente Verde, uma iniciativa conjunta do Coletivo Corrente Cultural e Fora do Eixo Socioambiental, com o apoio do SESC Poços de Caldas, Fundação Jardim Botânico e Foto Limercy.
Com o objetivo de estimular a reflexão sobre as questões ambientais, o Lente Verde convida fotógrafos profissionais e amadores a registrar a importância da solidariedade, do respeito e da preservação.
Para concorrer, o participante deve enviar para o email correntecultural@gmail.com até três fotografias com o tema “A natureza e a interação do homem com o meio ambiente”, além de informações como nome, idade, naturalidade e contatos, conforme disposto em edital. O prazo para o envio do material se estende até 5 de novembro. A inscrição é gratuita e 15 fotógrafos selecionados, participarão de uma série de exposições até fevereiro de 2012, além de uma premiação durante o #VaiSuldeMinas, festival promovido pelo Corrente Cultural em parceria com o SESC Poços e Prefeitura Municipal, que acontecerá de 23 a 27 de novembro desse ano.
A realização do Lente Verde é também um convite aos participantes que desejam conhecer mais de perto a arte da fotografia trabalhada em ações coletivas e independentes.
O Coletivo Corrente Cultural soma um total de 11 exposições fotográficas desde o ano passado, além de ações entre profissionais da área como o Olhar Coletivo, exposição que, em 2011, ocupou espaços públicos e reuniu a obra de oito fotógrafos da cidade. Outro destaque é a primeira Corrente Fotográfica, um encontro entre amantes desta arte que, no próximo dia 16, seguirão a trilha do Cristo de Poços de Caldas em uma caminhada de registros fotográficos e troca de informações.
O Corrente Cultural ainda incentiva a capacitação promovendo workshops gratuitos ao longo do ano que proporcionam a troca de experiências e tecnologias, e o diálogo entre artistas, profissionais e entusiastas da fotografia.
Núcleo Verde e ações socioambientais
O Corrente Cultural passou a atuar na área socioambiental em 2010, a partir da primeira edição do Circuito Tela Verde. Através do Núcleo Verde, um espaço para discussão de questões ambientais e relacionadas à sustentabilidade, o Coletivo promove ações em parceria com o SESC e o Jardim Botânico de Poços de Caldas. A frente é vinculada a nível nacional ao “Nós Ambiente”, do Circuito Fora do Eixo, que viabiliza discussões sobre as diferentes vertentes do tema, como a conscientização dos impactos negativos e degradação do ambiente.
Leia aqui o edital completo antes de se inscrever.
Mais informações pelo email correntecultural@gmail.com ou pelo twitter @cccultural.