“Mídias ou Redes Sociais?”. Foi com essa questão que se iniciou o workshop Música e Mídias Sociais, por Lara Marx e Felipe Attílio. Os oficineiros do segundo dia de Manancial trabalharam questões como marketing e divulgação na internet, além dos diversos veículos e perfis dispostos no universo digital.
Lara trouxe a experiência da carreira como Planner em Social Media na agência Ad.Dialeto em São Paulo para a prática realidade das bandas e artistas interioranos. A dificuldade de acesso e escoamento de material dos músicos distantes das capitais e polos produtores é confrontado pela facilidade à nossas mãos de administrar corretamente uma publicidade gratuita pela internet.
Se já tínhamos as ditas redes sociais como centros de relacionamento e interação entre usuários online, hoje o termo mídia social parece complementar o anterior com o que Felipe chama de “interação bidirecional”, onde o usuário produz e faz circular conteúdo na mesma proporção que as recebe. Graduado em Comunicação Social, o Coordenador de Projetos de Social Media da Agência Enken, na capital paulista ainda dispara que “Mídias Sociais não são modinha”, referindo-se a ícones relâmpagos que surgem em canais do site Youtube e ecoam pelo Twitter e Facebook da mesma forma que desaparecem depois de algum tempo. O mesmo exemplo serve para ilustrar o quão forte e necessário se faz uma assessoria em Mídias Sociais por agências especializadas ou pelo próprio artista.
Outro destaque foi a apresentação do portal Toque no Brasil, uma plataforma recente que relaciona produtores e artistas da música independente. O site tem parceiros como a rede Circuito Fora do Eixo, a Associação Brasileira de Festivais Independentes – ABRAFIN -, entre outros, e possibilita a criação e customização de perfis gratuitamente. Importantes festivais de todo o país já tem utlizado a plataforma como única forma de inscrição.
Chega a noite e é hora de shows com mais cinco das 19 bandas selecionadas para o festival estudantil Manancial.
Com muito Rap e Rock n’ Roll a banda Marinheiros Celtas (Escola Estadual João Eugênio), o grupo de rap Elementos e os rockeiros do Saculimão (Escola Estadual David Campista), 7’Seven (Colégio Metta), e o trio Adeptos MC’s (Escolas Francisco Escobar e Edmundo Cardillo) foram as atrações da noite. Entre eles alguns já participaram do festival em 2010, como o Elementos que chegou a faturar uma vaga no festival #VaiSuldeMinas do mesmo ano.
Ainda essa semana, confira a cobertura do terceiro e último dia de shows do festival, além da divulgação dos dois nomes que irão subir no palco do festival #VaiSuldeMinas, em novembro, e um registro audiovisual com uma retrospectiva de todas as apresentações, workshops e dos momentos marcantes do MANANCIAL – Festival Estudantil de Música Independente 2011.
Confira as fotos do segundo dia do festival.
Clique aqui para ver as fotos em nosso álbum do Picasa.
Clique aqui para ver a programação completa do festival Manancial.