Cata-ventos embalam a segunda edição do Poesia na Praça


Foto: Camila Forlin

Foto: Camila Forlin

Início de tarde no domingo, clima de preguiça, passeio na praça após o almoço com a família ou com quem se gosta.

Quem por lá passou se deparou com cata-ventos e barcos de papel pendurados em árvores e poesia, POESIA NA PRAÇA, já com a bagagem da edição anterior que aconteceu no dia 28 de agosto de 2011. Ansiedade e expectativa pareciam só aumentar quando as primeiras crianças se aproximavam pedindo cata-ventos e barcos de papel e junto traziam pais ou quem mais estivesse por perto.

Aos poucos os adultos também se rendiam a todo aquele clima de encanto, aquele mesmo clima que se referiam as poesias ali descritas pelos nossos poetas, gente da nossa cidade, do nosso convívio e esse dia foi retratado por todo aquele universo criado ao redor da praça. Pra onde se apontavam os olhos, se absorvia um pouco mais de tudo aquilo, seja nos desenhos e poesias escritas por crianças de até sete anos, no simples fato de ensinar uma criança como fazer um barco de papel ou querendo já arriscar os primeiros acordes em um violão.

Mesmo os olhos mais desconfiados eram agradados por tudo aquilo! Quando se formou a roda para o inicio da leitura de poesias veio à tona em palavras narradas o sentimento de cada poeta – mesmo que representado só por suas poesias, ali uma parte da vida de cada um se fez leitura e por um instante, mesmo que breve, ganhou a atenção de todos.

Aos poucos, quebrando o gelo, onde qualquer forma de arte é valida, o sarau contou com participações de pessoas de visitantes recitando poesias e até crianças cantando canções. O importante era se sentir bem e compartilhar um pouco desse sentimento com todos ali – ou talvez seja só um mero pretexto para reunir boa gente.

O evento se misturou ao Circuito Tela Verde, que também foi organizado pelo Coletivo Corrente Cultural, onde houve oficinas e workshops.

A alegria que ali transbordou voltará no dia 30 de outubro, e mais uma ação organizada pelo Corrente Cultural vai tomando forma e corpo e entrando de vez não só no calendário do Coletivo, mas nas vidas das pessoas que por ali passam e que ansiosamente esperam pelo próximo evento.

Confira como foi o Sarau Poesia na Praça do mês passado nas fotos e vídeo abaixo:

Clique aqui para ver as fotos em nosso álbum do Picasa.

Clique aqui para assistir o vídeo em nosso canal do Youtube.