Corrente Mostra


Festival Corrente Mostra fecha sua 6ª edição com balanço positivo

Aconteceu entre os dias 18 e 24 de julho a 6ª edição do Corrente Mostra, festival realizado pelo Coletivo Corrente Cultural dentro do Julho Fest, festival de inverno de Poços de Caldas realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. No dia 18, aconteceu no Parque Municipal Antônio Molinari shows com seis bandas autorais que reuniu cerca de 500 pessoas. No dia 23 foi a vez da Oficina de Beats, que aconteceu no Espaço Cultural da Urca e dos dias 20 a 24 o destaque foi a Oficina de Produção Musical, no New York Pub com participação de artistas de cinco bandas autorais da cidade.

Em um sábado (18) agradável, cerca de 500 pessoas estiveram no Parque Municipal Antônio Molinari para curtir cerca de 7 horas de shows do festival Corrente Mostra. A tarde começou com a banda Fundamento 4tro, seguiu com o grupo de rap EcletCrew, o violeiro Vinicius Araújo, as bandas Jack levada e Pão e Circo e terminou com o aguardado rock da banda K2. Quem foi ao festival também pode acompanhar as atividades do ‪‎FairTrade Live, evento que reuniu produtos de Comércio Justo e colocou Poços de Caldas e o Brasil em sintonia com outras sete cidades ao redor do mundo em uma mostra integrada do Fair Trade.

Oficina de Beats

No dia 23, dentro do Festival Corrente Mostra, o Espaço Cultural da Urca recebeu a Oficina de Beats, que contou com a experiência de dois beatmakers de Poços de Caldas, Dough Leve e Leopac, ambos com uma ampla bagagem no cenário de produção de batidas eletrônicas dentro do Hip Hop.

Os oficineiros explicaram desde o momento de escolher um sampler (reutilizar outras músicas e sons para montar uma batida à sua maneira), até montar e finalizar o beat, mostrando algumas ferramentas simples de utilizar e que são necessárias para fazer um trabalho bem feito.

Um dos participantes foi Everton Ojuara, rapper poços-caldense, que falou da importância desta capacitação voltada ao segmento. “É o que tá faltando na cidade. Deveria acontecer com mais frequência pro movimento ficar cada vez maior, pra valorizar esta arte. É uma forma de adquirir conhecimento com quem tem mais experiência, o que é sempre bom”, enfatizou Ojuara..

Oficina de Produção Musical

Um dos pontos fortes do Corrente Mostra 2015 foras as Oficinas de Produção Musical, que aconteceram dos dias 20 a 24 no New York Pub, com a participação de cinco bandas de Poços em uma carga horária que totalizou 20 horas. Durante as oficinas, foram passados conceitos de produção técnica, executiva e artística, tais como técnica de palco, captação de voz, afinação em grupo, dinâmica de composição, passagem de som, composição de repertório, gestão de carreira, marketing cultural, editais públicos, entre outros. Participaram das oficinas o grupo Leve e EcletCrew, além das bandas Copperfield, Fundamento 4tro, e PunkAss.

Jeff, vocalista da banda Fundamento 4tro, destacou a relevância desta formação como ação construtiva para o trabalho que o grupo vem desenvolvendo. “Pra gente, a oficina foi super importante. Abriu nossos olhos para vários detalhes que a gente não achava tão importante. Nos preocupávamos apenas com a música em si.”, explicou o vocalista, que aprovou o modelo de oficina. “Foi muito crescimento pra gente. Curtimos muito”, completa.